top of page

Individualismo = Capitalismo e Cristianismo?

Entre os povos antigos, pouco valor tinha o individualista. Dentro do grupo (seja a família, tribo, clã, etc) um determinado membro tinha valor quando esse desenvolvia ações para o bem estar dos seus. Não existia a hipótese de pensar em levar uma vida desvinculado de seu grupo. Era uma questão básica de sobrevivência...

 

Com a reforma protestante uma ideia começou a ganhar força no séc. XVI a do indivíduo. No caso, os clérigos cristãos tomando como base a definição de: O Homem Como Um Ser Criado A Imagem E A Semelhança De Deus. Esse podia ser supremo e viver individualmente pois esse tinha "poder". Ou seja necessitava apenas do auxilio do deus dos cristãos. 

 

Com o desenvolvimento do capitalismo e do pensamento liberal no séc. XVIII, a ideia de indivíduo e de individualismo firmou-se definidamente. Agora não se pensava mais no bem estar do grupo e sim no seu próprio. Bem sucedido é o individuo proprietário de bens. Trabalhar apenas para seu bem estar próprio. 

 

A ideia de indivíduo e de individualismo cresce a cada dia na atualidade, onde essa visão esta completamente estabelecida e a sociedade capitalista cristã completamente consolidada. 

Página 15
Sulphur
bottom of page