top of page

DE VOLTA AS RAÍZES 

Nos últimos tempos tem aumentado o numero de pessoas que procuram restabelecer os costumes de seus ancestrais. Nessa retomada as raízes ancestrais a Grécia vem se destacando por seguidores dos antigos ritos que voltaram a invocar seus antigos deuses abertamente fazendo a velha chama ressurgi e resplandecer novamente o que esta, diga-se de passagem, incomodando os seguidores das religiões abraâmicas monoteístas. Esses grupos de seguidores de cultos aos deuses gregos clássicos vem surgindo em todo o país. Alguns já estabelecidos há algum tempo, como o Conselho Supremo dos Helenos Étnicos, fundado em 1997. O qual tem como objetivo restabelecer o politeísmo e a tradição helênica com festejos anuais, como é o caso do festival Prometheia onde os Helenos se dedicam ao "velho espírito" na base do monte Olimpo, onde esta "a casa dos 12 maiores deuses” da Grécia antiga. 

A imprensa local vem se manifestando negativamente por causa de grupos que atuam atacando igrejas que se estabeleceram na Grécia, como retaliação, por essas terem sido levantadas sobre templos pagãos... Mas, pesquisando, também notamos que a maioria dos meios de comunicação trata as organizações que cultuam o politeísmo helênico na atualidade como sendo "revivalistas" ou “reconstrucionistas”. Quando na verdade seus praticantes mantiveram a religião da Grécia Antiga viva ao longo dos séculos, passando de geração a geração reservadamente por seus praticantes como uma expressão da herança cultural grega.

Notasse também em grande escala na modernidade a oposição ao domínio que as religiões abraâmicas monoteístas têm sobre grande parte do mundo. Tanto o judaísmo, o cristianismo e mais recentemente o islamismo que esta em evidência na grande mídia desde os ataques de 11 de setembro de 2001. Vem sendo combatido por grande parte da população mundial de alguma forma. Na Grécia temos, por exemplo, o autor de politeísmo grego, Vlassis Rassias, que tem escrito uma série popular de livros sobre as "perseguições cristãs aos helenos". A YSEE (Conselho Supremo dos Helenos Étnicos) um grupo de praticantes dos antigos ritos helênicos, tão notáveis como a comunidade religiosa Labrys, já fez mais de 140 protestos através de cartas para a Imprensa e as Autoridades, e tem organizado rituais abertos ao publico nos locais sagrados ancestrais da Grécia, tratando sempre da intolerância da Igreja Ortodoxa Grega desde sua fundação. 

No mais, por meio destes escrito deixamos claro nosso  apoio e continuaremos observando o florescer e o ressurgimento da antiga sabedoria perdida...  

Página 29
Sulphur
bottom of page