top of page

Trabalho = Escravidão?

O termo trabalho pode ter nascido do vocábulo latino tripallium, que significa "instrumento de tortura". De qualquer forma esse esteve por muito tempo associado à ideia de atividade penosa e torturante. Com o fim do período medieval e a emergência do mercantilismo e do capitalismo aconteceu alterações. De penosa e torturante passou a ser uma atividade que dignifica.

 

Mas na verdade simplemente escravos ou servos (os individuos da classe de base) passaram a ser identificados como trabalhador. O que não mudou a situação de que ainda existe aqueles que vivem do trabalho dos outros sem trabalhar seja por causa da hereditariedade, por causa da religião ou titulos conseguidos por honra ou lealdade em questões politicas.

Consequentemente ocorreram conflitos entre empregadores e empregados. Quando estes ultimos perceberam que trabalham demais da conta para manter o luxo de seus empregadores, enquanto a cada dia que passa, encontram-se em condições cada vez mais miseraveis. Para apaziguar esses conflitos desenvolveu-se um ciclo consumista onde trabalha-se menos e com o tempo esse até poderia usufruir/adquirir o que produzia enquanto se mantive-se dentro desse ciclo. 

Dessa forma, apos a decada de 1970, essa nova forma de organização do trabalho causou transformações dentro do sistema capitalista, todas relacionadas com a busca desenfreada por mais lucro. Ou seja o sentimento de escravidão vem se perpetuando dentro da sociedade moderna de uma maneira que pode ser classificada como mais branda que a eras passadas mais que ainda persiste.  

 

Página 18
Sulphur
bottom of page